Google homenageia Dorina Nowill com doodle nesta terça

Educadora, filantropa e ativista, Dorina Nowill foi pioneira na luta pela acessibilidade para cegos no Brasil, em especial no que se refere à educação. Na data em que completaria 100 anos, o Google a homenageia com um doodle especial nesta terça, 28 de maio.

Desde que perdeu a visão, aos 17 anos, Dorina dedicou sua vida ao ativismo pela inclusão de pessoas cegas, até mesmo no campo da legislação. Em 1956, contribuiu para a elaboração da lei de integração escolar. Antes disso, as medidas para inclusão de crianças e adolescentes cegos na escola eram isoladas e não institucionalizadas.

Dorina também foi responsável pela criação da Fundação para o Livro do Cego no Brasil, que expandiu a publicação de livros em braille no país. Ao longo de sua carreira acadêmica, se especializou em educação para cegos em grandes universidades internacionais como a Universidade Columbia (EUA) e posteriormente aplicou esses conhecimentos por aqui, atuando junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e no governo federal, no Ministério da Educação.

A educadora brasileira é reconhecida mundialmente e presidiu o Conselho Mundial dos Cegos — no qual atuou por mais de 60 anos — além de representar o Brasil em uma Assembleia Geral da ONU em 1981. A Fundação para o Livro do Cego no Brasil passou a se chamar, em 1991, Fundação Dorina Nowill e, até hoje, imprime edições em braille e distribui livros em áudio para o mundo todo.

Google homenageia Dorina Nowill com doodle nesta terça publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s