5 cinco paradas do Orgulho LGBTQ+ para conhecer

Os acontecimentos que deram origem a primeira Parada do Orgulho Gay, foi de muita violência e prisões. Em 1969 era considerado crime ser homossexual, por isso quase nenhum estabelecimento recebia aqueles que se diziam abertamente gays.

O Stonewall Inn em New York, se tornou popular por conta da diversidade de seu público. Em seus encontros bar, o grupo já aclamava por seus direitos, a placa na janela do bar dizia “Nós, homossexuais, advogamos, com nossa comunidade, a manutenção da conduta pacífica e calma nas ruas do Village—Mattachine.”

 Parada Gay de Toronto, no Canadá, é uma das maiores do mundo

Os motins que ocorreram no bar, deram origem a 1° Parada do Orgulho Gay. No dia 28 de junho de 1969, aqueles que foram as ruas, lutaram para ter seus direitos e voz ouvidos pela sociedade. Um ano depois, as marchas voltaram a ocorrer e dessa vez não só em New York, mas também em Los Angeles, San Francisco e Chicago.

O dia 28 de junho ficou mundialmente conhecido como o Dia do Orgulho LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros, Queer).

Parada do Orgulho Gay de New York e a pioneira

O evento é mundialmente famoso e muitos viajam para poder conhecer e desfilar nas diversas paradas que tem espalhadas pelo mundo.

O Hurb separou cinco destinos internacionais para você conhecer um pouco mais das paradas do Orgulho LGBTQ+ desses lugares e quem sabe viajar para viver essa experiência pessoalmente.

New York (EUA)

 

A Parada do Orgulho Gay é provavelmente o evento mais conhecido da cidade. A festa começa na 5ª Avenida, passando pelo Stonewall Inn e termina na Greenwich Village.

No período da Parada LGBTQ+ de New York, acontecem vários eventos pela cidade e sua arrecadação vai para a comunidade LGBTQ+.

Para celebrar os 50 anos da Parada do Orgulho Gay, New York também será palco da World Pride em 2019. Maior evento da comunidade LGBTQ+ que acontece cada ano em um lugar diferente.

Los Angeles (EUA)

 

Conhecida como LA Pride, a Parada do Orgulho Gay LA, é um final de semana cheio de festividades, com exibições e performances de artistas locais e convidados.

O dia principal, é o domingo, quando ocorre o desfile que atravessa em Santa Monica Boulevard. O evento contará também com outras atrações como MNEK, Years & Years, Greyson Chance e Megham Trainor.

Chicago (EUA)

 

A Parada do Orgulho Gay de Chicago foi uma das primeiras a acontecerem, contará nesse ano com mais de 200 carros alegóricos e com 6km de desfile. O evento ocorre no sábado e no domingo, com muita música ao vivo, comidas e drinques.

A Parada do Orgulho LGBT+ acontece em Boystown, o primeiro bairro americano a ser reconhecido abertamente como bairro gay.

San Francisco (EUA)

 

A Paradas Gay de San Francisco é uma das maiores do mundo, vem atraindo cada vez mais turistas nesse período que decidem viajar para os Estados Unidos.

San Francisco também é conhecida como um dos destinos gay-friendly mais famosos. A cidade foi palco do discurso do ativista Harvey Milk, durante a Gay Freedom Day em 1978. Ocorre sempre na última semana de junho e no ano de 2018 levou mais de 1 milhão de turistas. Este a cantora brasileira Pabllo Vittar é uma das convidadas.

Toronto (Canadá)

 

Se tornou a cidade líder de política dos direitos LGBTQ+, em 2003 foi a primeira jurisdição na América do Norte a legalizar o casamento homossexual.

A Parada do Orgulho Gay de Toronto, que ocorre no final de junho,  já foi a maior do mundo, mas perdeu esse título para a cidade de São Paulo.

Apesar da festa, a marcha de Toronto é a mais politizada, buscando sempre lembrar das minorias que são descriminadas, focando sempre em promover o respeito à diversidade.

Veja também: Disney inaugura área temática da saga Star Wars na Califórnia

5 cinco paradas do Orgulho LGBTQ+ para conhecer publicado primeiro em https://catracalivre.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s