Estude em casa: plataformas de educação liberam conteúdos de graça

Em tempos de coronavírus o acesso ao conhecimento não pode parar. Universidades e escolas em todo o mundo estão com as aulas suspensas por conta do surto da doença. E para que os estudantes sigam aprendendo de suas casas algumas plataformas educacionais liberaram seus conteúdos ou recursos de forma gratuita.

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) liberou as instituições federais de ensino superior a substituírem as aulas presenciais pela modalidade à distância por 30 dias. Em São Paulo, por exemplo, foi desenvolvido um aplicativo para que os alunos estudem em casa durante o recesso provocado pelo Covid-19.

Confira abaixo recursos ou plataformas para o estudo em casa:

A plataforma de cursos online disponibiliza por 30 dias (que pode ser prorrogado) todo o seu catálogo de ensino de forma gratuita. Para ter acesso, basta criar o seu login e já está apto para utilizar os serviços.

Dentro desse plano de auxílio ao aluno, foram liberados mais de 5 mil videoaulas e 30 mil bancos de exercícios. O aluno também pode estudar as últimas edições da prova do Enem, apostilas e blogs.

Recursos que ajudam alunos e professores

A página vinculada à  Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) oferece de graça 4 cursos online exclusivos para que você possa aproveitar enquanto estiver em home-office ou estudando em casa.

Um dos cursos é sobre “Carreira e Futuro: uma jornada que começa hoje”, com aulas baseadas na reflexão sobre escolhas profissionais. Clique aqui para conferir.

A edtech, que ensina inglês com o uso de uma inteligência artificial no WhatsApp, oferecerá gratuitamente sua plataforma de aprendizado e aulas ao vivo com tutores do mundo inteiro.

A ação é válida para qualquer estudante do Brasil até 17 de abril, podendo se estender. O serviço engloba conteúdo para todos os níveis do idioma, aulas online com tutores internacionais e correção em tempo real sobre a pronúncia dos alunos no inglês. Saiba como se inscrever.

Além de recursos como o Hangouts (para chamadas em voz e vídeo) e Sala de Aula (para a gestão de aprendizagem), o Google disponibilizou uma série de tutoriais para auxiliar escolas e educadores a usarem suas ferramentas. Os conteúdos trazem dicas para aprimorar o ensino a distância, como construir aulas interativas e gerenciar online os trabalhos em grupo.

Com intuito de minimizar o impacto que o coronavirus pode causar no ensino brasileiro, a Samba Tech disponibiliza recursos tecnológicos e transmissão ao vivo, de forma gratuita, para que escolas, instituições públicas, alunos e profissionais de ensino possam interagir entre eles e disseminar o conhecimento para todo o Brasil.

Coronavírus: OMS e Enap oferecem curso gratuito sobre a doença

Com a suspensão das aulas, a plataforma mobile de aprendizagem (que usa a gamificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais) poderá ser utilizada de graça durante três meses. Ideal para que professores, escolas públicas e privadas e alunos possam continuar suas atividades à distância até a normalização das aulas.

A empresa brasileira especializada em biometria facial vai disponibilizar gratuitamente o serviço de autenticação facial para as instituições de ensino e alunos que optarem por dar continuidade às aulas, atividades ou provas no sistema EAD. O benefício proporcionado pela empresa terá duração de três meses.

A startup atua como parceira do Google for Education e colocou suas soluções à disposição gratuitamente para que estudantes brasileiros não fiquem sem conteúdo durante a fase de contenção do Covid-19.

Ela desenvolveu duas ferramentas para deixar o ensino-aprendizado da matemática mais divertido: o Matematicando, jogo educativo digital que utiliza a cor como gatilho de memória e promove exercício neurolinguístico; e o Geometricando que, por meio de realidade virtual, reconhece formas geométricas regulares.

Veja também: Escola de idiomas na Irlanda dará aulas online gratuitas de inglês

Estude em casa: plataformas de educação liberam conteúdos de graça publicado primeiro em https://catracalivre.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s