Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Paciente recebe kit cloroquina em casa enviado por plano de saúde

Uma mulher de 56 anos diz ter recebido em casa um kit cloroquina enviado pela operadora de saúde Prevent Senior, mesmo sem ter o diagnóstico para covid-19 confirmado. Na embalagem, que chegou em seu apartamento, continha além da droga, azitromicina, vitaminas e zinco. Segundo ela contou ao repórter Alex Tajra, do Uol, o pacote foi enviado horas depois de ela se consultar por telefone com um médico do plano.

Na teleconsulta, a mulher, identificada na reportagem apenas como Maria, relatou dores no corpo e febre e ouviu o médico dizer que a suspeita era covid-19. Ele também a informou que ela receberia a medicação para o tratamento em casa.

A paciente ainda conta que questionou se não havia contra-indicação, já que tem apenas um rim. O médico, porém, garantiu que não havia problema.

Operadora de Saúde envia kit cloroquina para casa de paciente sem covid-19 confirmada

O envio de cloroquina para a casa de paciente sem comprovação da doença contraria orientação do CFM (Conselho Federal de Medicina). O protocolo do conselho autoriza médicos a prescreverem a droga a seus pacientes, porém, a prescrição só pode ser feita em três situações: 1) paciente com sintomas leves, em início de quadro clínico e com diagnóstico confirmado; 2) paciente com sintomas importantes, com ou sem recomendação de internação e 3) pacientes críticos na UTI com uso de ventilação mecânica.

A reportagem do UOL procurou a Prevent Senior para comentar o caso, porém, a operadora apenas informou que “utiliza diversos protocolos de tratamento para a covid-19, cabendo aos médicos, com o consentimento do paciente e seus familiares, decidirem quais procedimentos são os mais adequados, após avaliação de cada caso”.

Remédio sem comprovação científica

O tratamento precoce com cloroquina e hidroxicloroquina é criticado por entidades médicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) encerrou em definitivo um estudo grande sobre a medicação após checar ineficácia da mesma.

De acordo com a organização, o medicamento não foi capaz de reduzir a mortalidade em pacientes internados com covid-19.

Além disso, médicos alertam para os diversos efeitos colaterais graves relacionados ao uso de cloroquina e seu derivado, a hidroxicloroquina. O principal deles é a arritmia cardíaca.

Bastante criticada pela Sociedade Brasileira de Infectologia, a administração precoce de cloroquina e da hidroxicloroquina é apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro. Diagnosticado com covid-19, ele tem feito propaganda da medicação.

Na terça-feira, 7, mesmo dia em que divulgou o resultado positivo do seu teste para coronavírus, ele chegou a postar um vídeo em suas redes sociais tomando a droga e disse que começou a se sentir melhor após tomar os primeiros comprimidos.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


sintomas covid-19

Veja também: Com covid-19, Bolsonaro diz que se sente melhor após tomar cloroquina

Paciente recebe kit cloroquina em casa enviado por plano de saúde publicado primeiro em https://catracalivre.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: