Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Coronavírus estava no esgoto de outros países antes de 1º caso na China

Muito antes de o novo coronavírus aparecer nas estatísticas de saúde da China, suas partículas virais já estavam sendo lançadas nos esgotos em outros países. Isso indica que o vírus já estava circulando bem antes do primeiro caso registrado oficialmente na China.

Uma reportagem feita pela BBC reúne algumas dessas evidências. Na Espanha, conforme mostrado na matéria, pesquisadores da Universidade de Barcelona afirmaram ter identificado traços do vírus em amostras congeladas coletadas em 12 de março de 2019, bem antes do primeiro caso reportado na China em dezembro.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Além de Espanha, o mesmo aconteceu no Brasil. Por aqui, cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) identificaram a presença do vírus em amostras de esgoto congeladas, que foram coletadas a partir de 27 de novembro. No entanto, os primeiros casos em Santa Catarina foram registrados apenas em 12 de março, em Florianópolis.

Partículas virais do coronavírus foram coletadas em esgoto de outros países antes de surto na China

A reportagem da BBC traz algumas possíveis explicações que justificariam a circulação silenciosa do vírus de potencial pandêmico.

Entre elas, a mais provável é que pacientes já contaminados tenham recebido diagnósticos errados ou incompletos de doenças respiratórias, o que ajudou a espalhar a doença.

Outra possibilidade é que o vírus estava dormente à espera de ativação em condições ambientais favoráveis.

Cientistas concordam que o primeiro surto do coronavírus ocorreu em um mercado que vendia animais selvagens, em Wuhan, na China. Porém, ainda não é possível determinar se o vírus surgiu ali ou se aproveitou da aglomeração para se espalhar de maneira rápida entre os frequentadores.

A presença do material genético do vírus no esgoto não significa que há possibilidade de transmissão através dessa água. Isso ainda é algo que os cientistas não sabem afirmar ao certo. Mas o que sabe até o momento, é que a principal via de contaminação é respiratória, ou seja, o contato com gotículas expelidas na fala, na tosse ou no espirro da pessoa doente.

Leia a reportagem completa da BBC.

Veja também: Saiba como fazer o teste diagnóstico de covid-19 pelo plano de saúde

Coronavírus estava no esgoto de outros países antes de 1º caso na China publicado primeiro em https://catracalivre.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: