Doria relaxa quarentena e diz que SP está entrando no platô

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira, 10, a sexta atualização de fases da retomada econômica do Plano São Paulo. Ele prorrogou a quarentena até o próximo dia 30 de julho, mas relaxou as medidas, apontando que o estado está entrando no platô, que é quando uma pandemia chega ao pico e se mantém antes dos casos começarem a cair.

“Não apenas na capital, mas em todo o estado de São Paulo estamos ingressando no platô”, disse o governador em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.

Segundo ele, isso pode ser notado ao observar, por exemplo, o número de óbitos do estado que permaneceu em queda durante duas semanas seguidas.

Dória prorroga quarentena até 30 de julho, mas anuncia flexibilização em várias cidades

Nova classificação de fases

Com a atualização da quarentena, nove regiões avançaram para fases menos rígidas de flexibilização de atividades e nenhuma regrediu. Apenas 4 cidades do estado permanecem na fase vermelha de restrição total de atividades não essenciais. São elas: Araçatuba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto. Antes dessa atualização, 10 cidades estavam nesta fase mas rígida.

A Baixada Santista e partes da Região Metropolitana, que antes estavam na fase laranja, foram para a amarela.

Isso significa que essas regiões poderão reabrir bares, restaurantes, salões de beleza com 40% da capacidade, academias com 30% e expediente diário de até seis horas na próxima semana. Para isso, deverão seguir rígidos protocolos sanitários. A nova classificação vale a partir da próxima segunda-feira, 13.

Atualização das fases do plano de retomada econômica

Na fase laranja estão dez regiões e uma sub-região metropolitana. As áreas de Bauru, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente e Sorocaba avançaram da fase vermelha, e permaneceram estáveis as de Araraquara, Barretos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Taubaté e a sub-região Norte (Franco da Rocha) da Grande São Paulo.

A etapa laranja permite funcionamento com 20% da capacidade de atendimento presencial em escritórios em geral, imobiliárias, comércio de rua, shoppings e concessionárias. A abertura é restrita a quatro horas diárias, todos os dias, ou seis horas durante quatro dias e fechamento por outros três.

Segundo Doria, a estratégia adotada no estado até agora tem sido bem-sucedida, o que permite o avanço gradual e controlado da quarentena e flexibilização de atividades na maior parte do interior, litoral e Grande São Paulo.

Abertura de parques

Na coletiva de imprensa, Doria também anunciou a reabertura dos parques estaduais, cada um com seu protocolo e com datas específicas de retorno.

Os parques estaduais urbanos Villa-Lobos, Candido Portinari, Água Branca e Ecológico do Tietê funcionarão de segunda a sexta, das 10h às 16h. Os visitantes apenas poderão entrar nos parques para atividades físicas individuais como corridas, caminhadas, ciclismo, entre outras.

O mesmo horário será seguido pelos parques estaduais naturais Jaraguá e Cantareira (Núcleo Pedra Grande), cujas visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do Site da Fundação Florestal.

Já o Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Testes com a vacina do Butantan

O governador João Doria também comentou sobre a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Segundo ele, a seleção dos 9 mil voluntários que participarão dos testes começa na semana que vem.

Os testes acontecerão em São Paulo e Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, além do Distrito Federal. Parte dos participantes receberá a vacina e outro grupo vai receber um placebo, sem efeito. O objetivo é verificar se há o estímulo à produção de anticorpo para proteção contra o vírus.

A vacina recebeu autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para o início da fase 3 de testes nesta semana. Saiba os detalhes no link abaixo:

Veja também: Vacina do Butantan recebe autorização para iniciar fase 3 de testes

Doria relaxa quarentena e diz que SP está entrando no platô publicado primeiro em https://catracalivre.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s