A peça “As Palavras da Nossa Casa”, do Núcleo Teatro de Imersão, que conduzia os espectadores por uma experiência única na Casa das Rosas (SP), ganhou uma versão online! O espetáculo fica em temporada entre 18 de julho e 30 de agosto e explora as potencialidades da plataforma Zoom.
Enquanto acompanhava a encenação, o público percorria diversos cômodos do belíssimo casarão localizado na Avenida Paulista, como se ele fosse a própria residência dos personagens. Com a pandemia de Covid-19, a temporada, que estava lotando todas as sessões, foi interrompida, e o grupo pensou em formas de transportar essa narrativa para a internet.

Inspirada em alguns filmes do cineasta sueco Ingmar Bergman, a história precisou passar por algumas modificações para garantir uma experiência online imersiva. Na Casa das Rosas, a peça era ambientada nos anos 1960, o que não acontece no espetáculo virtual, situado nos dias de hoje. Por isso, o figurino ganhou ares contemporâneos e a pandemia do novo coronavírus se tornou parte da narrativa.

Na trama, o espectador acompanha um encontro virtual no próprio Zoom entre a famosa cantora lírica Charlote (interpretada pela atriz Gizelle Menon), sua filha única Eva (Adriana Câmara) e seu genro Victor (Glau Gurgel). As duas não se veem há anos e guardam muitas mágoas do passado, como o fato de Eva ter precisado lidar com a perda de seu único filho sem o apoio de mãe, que tentava administrar as demandas de sua carreira internacional.
Charlote vive na agitada metrópole São Paulo (SP), enquanto Eva optou por uma vida mais tranquila e foi morar com o marido pastor presbítero Victor em Garanhuns (PE). Como Victor teve contato com alguém que contraiu Covid-19 na sua paróquia, ele e Eva dividem telas diferentes – enquanto ela circula pelo apartamento, ele acessa a conferência do escritório, onde passa a quarentena.
Para conseguirem se reaproximar, mãe e filha devem encarar todas as suas feridas, e, nesse processo, acabam proferindo palavras muito duras, de que, possivelmente, se arrependerão.
Temas como o amor, as cobranças e expectativas na criação dos filhos, as diferenças de geração, a falta de comunicação em relacionamentos, a esperança e os recomeços após dores profundas e os temores trazidos pela pandemia são retratados na peça online – o que provoca uma grande identificação com o público.

O caráter imersivo da encenação permanece em sua versão online. Mas, agora, ao invés de conhecer a Casa das Rosas de uma forma diferente, os espectadores percorrem diferentes cômodos das casas dos próprios atores, convertidas, como em um passe de mágica, em cenário para a montagem.
“As Palavras da Nossa Casa” é o segundo espetáculo do Núcleo Teatro de Imersão. A primeira peça do grupo, “Tio Ivan”, ganhou o Aplauso Brasil 2018 na categoria Melhor Espetáculo de Grupo por voto popular.
Que tal assistir a outros espetáculos virtuais?
Veja também: Teatro em casa: descubra vários espetáculos online e ao vivo em cartaz
Veja também: #EmCasaComSesc garante teatro de qualidade na quarentena
Veja também: Teatro e dança: espetáculos incríveis para curtir online na quarentena
Peça imersiva ‘As Palavras da Nossa Casa’ ganha versão online publicado primeiro em https://catracalivre.com.br