Itamaraty tira do ar apostila com frase preconceituosas e ataques a Lula e MST

O Itamaraty tirou do ar uma apostila sobre língua portuguesa com conteúdo de cunho preconceituoso e ideológico que era oferecida em 44 países onde o Brasil mantém embaixadas.

O documento continha ataques ao ex-presidente Lula e ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e frases machistas contra o aborto e cabelos crespos, por exemplo.

 Cartilha para ensinar português a estrangeiros associava beleza a cabelo liso; Itamaraty diz que conteúdo estava disponível desde 2013

A cartilha estava disponível no site do Ministério das Relações Exteriores (MRE) até a noite da terça-feira, 14, mas foi retirada do ar após ser alvo de críticas no Twitter.

A apostila, elaborada pela professora Airamaia Chapina, que tem uma escola de idiomas em São Paulo, trazia um enunciado que apontava o ex-presidente Lula como corrupto. “Se eu soubesse que o Lula seria tão corrupto e se envolveria com o mensalão, eu não teria votado nele”, diz o texto.

Além incentivar o alisamento de cabelo, a cartilha do MRE também pedia ao aluno completar frases como: “O exército iraquiano enfraqueceu depois do ataque americano”; “A Argentina empobreceu na última década”; “Se as mulheres não abortassem, não haveria tantas clínicas de aborto clandestinas”; “Se o MST se apropriar de nossas terras, nunca mais conseguiremos reavê-las”.

Os cursos de português para estrangeiros são oferecidos através da Rede Brasil Cultural, um instrumento do MRE para a promoção da língua portuguesa e da cultura brasileira no exterior.

Questionado pelo jornal O Globo, o Itamaraty afirmou que o material “não se coaduna com as diretrizes estabelecidas pelos guias curriculares” e, por isso, foi “prontamente retirado da página eletrônica da Rede Brasil Cultural”.

De acordo com a pasta, o material estava no ar desde 2013 e que foi incluído no sistema por “terceiros”.

Itamaraty tira do ar apostila com frase preconceituosas e ataques a Lula e MST publicado primeiro em https://catracalivre.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s