‘Festival Latinidades’ tem programação linda sobre representatividade

Bora valorizar a cultura e as narrativas das mulheres negras latino-americanas? Esta é justamente a proposta do Festival Latinidades, que chega a sua 13ª edição com uma edição totalmente online, com mais de 60 atrações, entre bate-papos, shows, danças, recitais de poesia, espaço infantil, vivências e oficinas.

A mostra é gratuita e acontece entre os dias 22 e 27 de julho, com atividades transmitidas no Instagram @afrolatinas, no Facebook @Festivallatinidades e no YouTube. Confira a programação completa aqui.

Haynna e Os Verdes, Elisa Lucinda, Banda Panteras Negras, Brisa Flow, Enme Paixão e Preta Ferreira são algumas atrações do Festival Latinidades

Com o tema “Utopias Negras”, a 13ª edição do Festival Latinidades homenageia três grandes mulheres: Mãe Dalva Damiana, da Irmandade da Boa Morte, na Bahia; a cantora carioca Elza Soares; e a atriz e escritora Elisa Lucinda, fundadora do projeto Casa Poema.

A programação reúne convidadas de todas as regiões brasileiras e dos seguintes países Colômbia, Guiné Bissau, Nigéria, Barbados, Haiti, Costa Rica, Cuba, Jamaica e Etiópia. A proposta do festival é ser uma plataforma de formação, cultura, inovação, geração de renda, impacto social, encontro, encanto, acolhimento, celebração e resistência.

O que rola no festival?

A atividade de abertura da mostra, no dia 22 de julho, às 10h, é a mesa de debates “Papo de Futuro”, uma conversa bem animada com crianças negras entre 9 e 11 anos, com a proposta de discutir o que cada uma delas espera da vida para os próximos tempos.

#DicaCatraca: descubra as melhores lives em cartaz ❤

Ainda nesse dia, assistimos ao debate “Arte, utopia e criatividade”, com participação de  Elisa Lucinda, Giovanna Heliodoro, Bia Manicongo e Gabriela Loran e mediação de Val Benvindo. A ideia é discutir as utopias, as subjetividades e os processos criativos dessas mulheres.

Entre as atrações musicais, estão Duo Pretas (SP), Orquestra Funmilayo Afrobeat (SP), Letícia Fialho (DF), Bia Nogueira (MG), Luciane Dom (RJ), Moara (DF), Tuyo (PR), Krudas (Cuba), Suraras do Tapajos (PA), Haynna e os Verdes (DF), Anna Suav (PA), Preta Ferreira (SP), Bia Manicongo (PE), Brisa Flow (SP), Enme Paixão (MA) e Samba de Dona Dalva (BA).

Outros bate-papos interessantes são “Criar juntos novas narrativas negras na internet para o futuro”; “Jovens Mulheres Negras e Direito à Cidade”, “Eleições 2020: O debate que queremos” e “A utopia da paz: políticas de drogas e agenda antirracista”.

Quem ama dança não pode deixar de conferir o espetáculo “O Segredo dos meus Sonhos”, da dançarina colombiana Shirly Caicedo, que trata da discriminação da mulher negra, por sua dupla condição de gênero e raça.

Ainda vai rolar muita poesia com o “Sarau Musicado”, da Colômbia, que acontece às 21h do dia 23 de julho; e o sarau “Libras Mais Cultura”, com poemas declamados em Língua Brasileiras de Sinais e português, às 19h do dia 24.

Já entre as vivências e oficinas, estão “Yoga Para Mães e Filhos”; “Contação de História ‘de Boca’ de Tradição Oral”; “Meditação Curativa de Obatalá (Deus da criação Yorubá)” e “Vivência em Yoga Africana”.

Curtiu a 13ª edição do Festival Latinidades? Então, dá uma olhada nestes outros programinhas:

Veja também: Curta o Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha online ✊

Veja também: Mix Brasil Play: streaming grátis oferece vários filmes LGBTQIA+

Veja também: Cine África: assista grandes filmes africanos online e de graça

Veja também: Festival de Inverno de Campos do Jordão ganha versão online 🎷

Veja também: ‘Festival Arte como Respiro’ promove teatro, dança e circo online

‘Festival Latinidades’ tem programação linda sobre representatividade publicado primeiro em https://catracalivre.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s