O que acontece quando ingerimos líquido junto com a comida

Beber líquido junto com a comida está longe de ser um hábito saudável e muitas pessoas sabem disso. Porém, talvez elas não façam ideia do quanto algo aparentemente inofensivo pode alterar as funções do corpo e prejudicar a digestão.

Acontece que para o processo digestivo funcionar da maneira correta, o nosso estômago secreta um suco gástrico potente que se encarrega dar conta do bolo alimentar. Só que, na presença de líquidos, esse ácido fica mais diluído e, portanto, menos eficaz.

liquido-com-comida

“O bolo alimentar precisa estar hiperosmolar (mais concentrado) e ácido para seguir para o intestino, e isso é dificultado quando ingerimos líquido junto às refeições, uma vez que ele dilui o ácido clorídrico e algumas enzimas digestivas”, explica a nutricionista Fernanda Lopes.

Dessa forma, não só a digestão é prejudicada, como também a absorção de nutrientes e vitaminas.

Para para equilibrar essa descompensação, o nosso corpo começa, então, a produzir mais gastrina para gerar mais ácido para a digestão, o que segundo explica Fernanda, demandará mais tempo para ocorrer, podendo gerar gases, flatulência e aumentar a chance de dores e lesões gástricas.

O ideal mesmo é não beber nada durante as refeições e só ingerir líquidos 40 minutos antes e uma hora e meia depois de comer.

Veja também: Mamão pode ser melhor para o sistema digestivo do que você pensa

O que acontece quando ingerimos líquido junto com a comida publicado primeiro em https://catracalivre.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: