8 documentários para quem gosta de Psicologia

Já parou para pensar em como as nossas memórias se formam? Ou qual a origem dos nossos preconceitos? E, afinal, por que sonhamos e qual é o mecanismo que o nosso cérebro usa enquanto estamos dormindo? Essas e diversas outras questões são respondidas nos documentários que separamos. Confira:

100 Humanos

<span class="hidden">–</span>Netflix/Divulgação

Nessa série documental, um grupo de cem pessoas é submetido a diversos experimentos para testar teorias sobre felicidade, relacionamentos, preconceito, idade e atração. Confinadas em uma espécie de laboratório, elas respondem perguntas e participam de jogos propostos pelos apresentadores. 

Disponível na Netflix

Happy 

O documentário apresenta diversas histórias e pessoas com diferentes visões sobre o que é felicidade. Mas muito além de apenas contar a trajetória de cada uma, a obra desperta questões para a sua autorreflexão e apresenta  vários estudos científicos sobre o tema.

Disponível no YouTube

A Invenção da Psicanálise

Quem se interessa pela área não pode deixar esse documentário de fora da lista. Além de mostrar uma pesquisa aprofundada sobre o assunto, a obra reúne uma série de imagens e vídeos raros de grandes nomes da psicanálise, como Sigmund Freud e Carl Jung. 

Disponível no YouTube.

Um Encontro com Lacan

Jacques Lacan foi um psicanalista francês que se tornou um dos maiores nomes da área. O documentário não apenas conta sua história, mas explica suas teorias, o pensamento que defendia e como sua trajetória está atrelada ao desenvolvimento da psicanálise.

Disponível no YouTube.

Explicando – A Mente

<span class="hidden">–</span>Netflix/Divulgação

Explicando é uma série documental que explora diversas questões contemporâneas, como o coronavírus, a ascensão de moedas digitais e o k-pop. Na edição Mente, são cinco episódios que explicam o funcionamento da memória, dos sonhos, da ansiedade, da meditação e das drogas psicodélicas.

Disponível na Netflix.

Truques da Mente

<span class="hidden">–</span>Netflix/Divulgação

Truques da Mente é uma série documental que desvenda o funcionamento do cérebro. De uma forma que o espectador interaja, a série explora diferentes situações do cotidiano para exemplificar qual seria a reação da nossa mente.

Desde o funcionamento da memória seletiva até a importância do medo para a sobrevivência, Truques da Mente apresenta jogos de ilusão de ótica, propõe experimentos que podem ser feitos em casa e testa convidados para mostrar como o cérebro pode nos enganar.

Disponível no NOW.

O Cérebro Inconsciente

A maioria das ações que realizamos ao longo de um dia, como abrir uma porta ou mudar de canal, é feita de maneira inconsciente quando o cérebro está em uma espécie de piloto automático. O documentário, que conta com a participação de diversos neurocientistas, explica como esses processos funcionam e afetam a nossa atenção, percepção e memória. 

Disponível no YouTube.

Jogos Mentais

Transmitido pela National Geographic, o documentário destrincha o funcionamento do cérebro e como ocorrem as reações voluntárias e involuntárias do nosso corpo. É interessante para entender melhor, por exemplo, o efeito placebo, nossa visão periférica e como a mente cria padrões quando observamos algo. 

Disponível no YouTube.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

8 documentários para quem gosta de Psicologia publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s