6 aplicativos que vão ajudar você a praticar meditação

Não tem sido fácil manter a calma durante a pandemia. Entre as recomendações da Organização Mundial de Saúde, é importante mantermos imagens e histórias positivas ao nosso redor, além de evitarmos o “bombardeio desnecessário” de informações ao longo do dia. O impulso positivo pode ajudar a controlar a ansiedade, tema recorrente durante esse período.

A procura por práticas de meditação tem crescido nos últimos meses, de acordo com o Google. A prática pode ajudar a se acalmar e, ainda, melhorar a sua concentração, seja na hora de estudar ou para evitar casos de insônia à noite. Mas nem sempre é fácil começar algo que requer tanto treino, ainda mais em tempos de isolamento social. 

Por isso, conheça estes aplicativos, que oferecem meditação guiada e, também, práticas para começar uma jornada saudável com dicas e aulas de profissionais.

Medite.se

O Medite.se é um aplicativo brasileiro criado pelo terapeuta Tadashi Kadomoto para desmistificar a meditação. A plataforma oferece uma jornada de introdução às práticas meditativas, ensinando a manter a postura correta, como respirar e manter a concentração. Um dos benefícios é conseguir acompanhar seu progresso a partir de um contador que mostra há quantos dias você está praticando. Além disso, você pode baixar as meditações e ouvi-las no modo offline.

Disponível para iOS e Android.

Headspace

O objetivo principal do Headspace é ensinar a meditar mesmo que só por alguns minutos do dia e, assim, oferecer um ciclo de sono reparador. Na sessão “Adormecer”, você encontra uma tela mais escura e meditações especialmente feitas para as noites insones. Apesar de ter uma parte dos serviços pagos, o curso básico é gratuito e um ótimo começo, se você ainda tem dificuldades para se concentrar.

O app é um dos mais bem avaliados da App Store, da Apple, com a nota 4,9 de 5. Também está disponível para Android.

Sattva

Já o Sattva oferece mantras e meditações dos princípios védicos, ou seja, os mais tradicionais e antigos do hinduísmo. O app separa as práticas guiadas através de temas como tranquilidade, aceitação, gerenciamento de pensamentos, entre outros. Uma das ferramentas interessantes é a possibilidade de registrar seu humor antes e depois da meditação, assim você pode ver os efeitos da prática. O aplicativo ainda permite criar notificações personalizadas para você lembrar de meditar todos os dias.

O download está disponível para iOS e Android e oferece mais funcionalidades a partir de uma assinatura mensal.

Insight timer

O Insight Timer também foca em regularizar os ciclos de sono dos praticantes. Mas as práticas contam, ainda, com assuntos como reduzir o estresse, amor próprio, compaixão e concentração. Além disso, ele possui um timer que pode ser usado em meditações silenciosas, que ajudam a desintoxicar os pensamentos. Além disso, o app conta com uma seção de músicas relaxantes que podem ajudar na hora de dormir ou para relaxar.

Ele tem, ainda, cursos pagos produzidos por professores de ioga ao redor do mundo. Está disponível para iOS e Android

Meditação Natura 

O aplicativo criado pela Natura é totalmente gratuito e oferece quatro formas de meditação para se adequar ao usuário. Entre elas, há uma jornada de oito semanas em que, a cada dia, você deve fazer uma das atividades propostas pelo app. De acordo com a empresa, essa jornada foi testada cientificamente com o Instituto do Cérebro do Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP). Ela é composta por pílulas de conteúdo para você refletir e, em seguida, uma atividade meditativa.

A plataforma também oferece práticas de 4 a 10 minutos que podem ser feitas diariamente. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

5 minutos

Esse é um aplicativo especificamente para quem quer tornar a prática da meditação recorrente, mas sempre se esquece de meditar. No 5 minutos, você pode programar um horário do dia e, também, quanto tempo você pretende se concentrar. Ele faz parte de um projeto da organização Mãos Sem Fronteiras, que incentiva as práticas da meditação e da técnica de estimulação neural através das mãos.

Disponível para iOS e Android.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

6 aplicativos que vão ajudar você a praticar meditação publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: