“Ideias que Colam”: o que Hannah Arendt quis dizer com “banalidade do mal”

Hannah Arendt, uma das maiores pensadoras do século 20, foi inspirada pela sua própria experiência na Alemanha nazista de Hitler. Depois de ter escapado de um campo de concentração, ela acompanhou o julgamento de um dos principais agentes do Holocausto, o tenente-coronel da SS Albert Eichman. O réu alegava que apenas cumpria ordens ao planejar a morte de milhares de pessoas.

Hannah o descreveu como um homem comum que havia optado por não pensar sobre o que fazia. Mas ai ela se questionou: como um indivíduo tão comum, banal, um simples carreirista, foi capaz de cometer tais atrocidades? Não era preciso ser um monstro para aderir ao nazismo? Para explicar, ela usou o termo “banalidade do mal”.

Quer entender o pensamento da filósofa e o que significa este termo? Veja o 14° episódio de “Ideias que Colam”, primeira série em animação da Liquid Media Lab, em parceria com o Instituto CPFL.

Gostou? Confira também os episódios anteriores da série:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

“Ideias que Colam”: o que Hannah Arendt quis dizer com “banalidade do mal” publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s