Como criar um logotipo? O que é logotipo de valor?

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designer de marca de design de logotipo. Por REDPIXEL.PL / Shutterstock

A função de um logotipo é representar visualmente sua empresa. Pode ser um ícone, imagem, texto, iniciais ou uma combinação de dois ou mais elementos.

Logotipos simples apenas identificam sua empresa para as pessoas, da mesma forma que um crachá permite que você saiba com quem está falando.

Mas um logotipo bem desenhado pode fazer muito mais! Pode ajudar a transmitir a mensagem da sua marca e a criar uma conexão com o seu público.

Há tantas coisas que um logotipo pode fazer pela sua empresa ou marca pessoal, mas apenas quando feito da maneira certa. Caso contrário, você perderá benefícios como:

  • Criar uma primeira impressão fantástica que convida usuários e clientes a interagir com sua marca
  • Ajude a reforçar a identidade da sua marca
  • Crie uma dica visual memorável pela qual as pessoas possam se lembrar de você
  • Separe-se da competição
  • Promova a fidelidade à marca

Vamos analisar cada um desses benefícios em mais detalhes e desvendar o que é um logotipo.

Causando uma boa primeira impressão

No clima atual, os consumidores são bombardeados com anúncios em todos os lugares que olham. Hoje em dia com o massivo trabalho de Branding das empresas, é impossível não se deparar com as marcas, seja andando na rua, navegando na Internet ou assistindo a vídeos online – os anúncios estão gritando por sua atenção.

Isso acontece com tanta frequência que existe até um termo técnico para definir quando as pessoas inconscientemente ignoram anúncios e informações semelhantes a banners – banner blindness.

Da mesma forma, todos os negócios também estão disputando a atenção do seu público, então, quando você causar sua primeira impressão, é melhor que seja uma ótima!

Como você só tem uma chance de acertar, seu logotipo precisa ter muitos chapéus diferentes. Ele precisa atuar como uma introdução à sua empresa, despertar o interesse do seu público, comunicar o produto ou serviço que você oferece e, ao mesmo tempo, criar uma primeira impressão incrível, ou seu público irá ignorá-lo.

Reforce a identidade da marca

A identidade da sua marca é a personalidade do seu negócio. Se sua empresa fosse uma pessoa, como seria personificada?

A Amazon fez um grande esforço para criar uma marca em que você pode confiar. Eles se concentram nas avaliações dos clientes sobre seus produtos e tentam entregar os itens o mais rápido possível.

Não sei se você já conversou com o atendimento ao cliente deles antes, mas eles são incrivelmente educados e prestativos, geralmente dispostos a ir além para te fazer feliz.

Seu logotipo ajuda muito a solidificar e fortalecer a identidade de sua marca. Se você quer ser uma empresa jovem, descolada e divertida, seu logotipo reflete isso? Ou é enfadonho e enfadonho?

É por isso que escritórios de advocacia e empresas de contabilidade preferem usar logotipos com aparência profissional, geralmente com suas iniciais em uma fonte serifada com cores escuras e fortes. Ele reforça sua identidade de marca de profissionalismo, competência e experiência.

Certifique-se de que seu logotipo corresponda à identidade de sua marca, usando a paleta de cores, a fonte e os elementos de design corretos para criar uma identidade de marca coesa.

Um logotipo ajuda seu público a se lembrar de você

Pense em seu logotipo como a isca em sua linha de pesca. Você quer chamar a atenção dos peixes que passam (clientes) e atraí-los. Se não parecer atraente ou saboroso, eles vão passar nadando sem dar uma olhada ou mesmo mordiscar.

Mas quando bem feito, e seu logotipo é visualmente agradável, pode desencadear uma memória positiva sobre sua marca – algo que não é possível apenas com o nome.

Assim como os peixes, as pessoas são esquecidas, então criar uma dica visual incrível para lembrá-las de como sua marca é fantástica ajudará a aumentar seu sucesso geral, ao mesmo tempo que torna mais fácil para elas procurarem por você.

Um logotipo memorável é agradável aos olhos (não usa muitas cores), é fácil de notar à primeira vista e tem características ou elementos únicos que o identificam, como uma paleta de cores única, única ícone ou fonte.

Separe-se da competição

Você provavelmente está enfrentando forte concorrência em seu setor. Esteja você vendendo flores online ou competindo com outras cafeterias que também têm WIFI grátis e café artesanal, a competição será difícil.

As únicas empresas que não enfrentam concorrência são aquelas que apresentam algo completamente revolucionário, como um produto ou serviço totalmente novo e nunca antes visto.

Mas mesmo assim, eventualmente, outras empresas irão alcançá-lo e começar a ameaçar seu controle do mercado.

Portanto, é crucial que você tenha algo que imediatamente o destaque e mostre aos seus consumidores porque você é diferente e melhor do que a concorrência.

Promova a fidelidade à marca

As pessoas são tribais. Não procure mais do que filmes ou futebol! Provavelmente, você nunca vai mudar a opinião de alguém que é melhor (Ronaldo x Messi) ou se o primeiro filme do Poderoso Chefão foi melhor do que o segundo.

E as marcas populares sabem como aproveitar nossos instintos tribais para promover a lealdade à marca. A Apple é provavelmente um dos melhores exemplos de fidelidade à marca líder do setor. Seus produtos são relativamente caros pelo que são, mas não importa porque seus clientes os ADORAM de qualquer forma.

Você provavelmente bebe a mesma marca de café ou faz compras na mesma loja de roupas, ou compra apenas uma marca de perfume. Sem perceber, você é fiel a essas marcas, e grande parte disso se deve ao logotipo.

Sempre que você vir um logotipo de uma marca à qual é leal, você imediatamente aceitará o que é de boa fé ou o verá sob uma luz positiva, mesmo que haja algumas falhas aparentes.

Você pode fazer o mesmo conectando seu logotipo à sua marca para ajudar a aumentar a fidelidade do cliente. Quanto mais exposição você dá ao seu logotipo, e quanto mais memorável e único ele for, melhor chance você terá de promover mais fidelidade à marca com seu público.

Dicas para criar um logotipo incrível

Combine seu público: o logotipo deve ser projetado de forma que ressoe com seu público. Procuram uma empresa jovem e divertida, ou profissional com um tom sério? Leve em consideração o próprio público. São principalmente jovens estudantes ou profissionais de meia-idade?

Deve ser fácil para os olhos: o seu logotipo deve ser fácil de ver e ler rapidamente. Não use designs excessivamente complicados cheios de muitos elementos pequenos. Mantenha-o simples, de bom gosto e moderno.

Mantenha-o único: não há problema em se inspirar nos líderes do setor, afinal, eles são bem-sucedidos por uma razão. Mas não seja um imitador ou crie um logotipo semelhante. Logotipos distintos são muito mais memoráveis ​​e terão o maior impacto.

É escalável? Onde seu logotipo será usado? Apenas no seu site? Que tal grandes outdoors ou impressos em pequenos itens como canetas? Seu logotipo deve ser versátil o suficiente para ser usado em qualquer lugar, independentemente do tamanho.

O resultado final

Um logotipo é uma ferramenta incrivelmente versátil que é a chave para o seu sucesso. Quando bem feito, será um de seus ativos mais valiosos. Se for mal feito, certamente se tornará um grande obstáculo.

E claro que existem ainda muitos mais pontos a se falar, como manual de marca, design thinking e técnicas de criação, quando o tema é logotipo, mas tudo o que foi abordado serve de ponta pé inicial para você começar a pensar de maneira certa e criar logotipos de valor e impacto para a sua empresa (ou da seu cliente) e para os usuários e consumidores do produto ou serviço.

Sobre o autor:

Tailor Brands é uma plataforma de branding e design de logotipo com tecnologia de IA.O processo automatizado não requer design ou habilidades técnicas. Com a Tailor Brands, qualquer pessoa pode criar facilmente uma identidade de marca exclusiva on-line, incluindo um logotipo, um site e designs de marca.

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Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

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