Animais em risco de extinção com as queimadas no Pantanal

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), estima-se que uma área de cerca de 1 milhão de hectares foi consumida pelas queimadas no Pantanal. A região destruída equivale a 9 vezes a cidade do Rio de Janeiro.

Com tamanha destruição, a vida do bioma sofre as consequências. Confira 6 animais que já estavam vulneráveis segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e correm ainda mais riscos por conta das queimadas.

1.Onça-pintada
O maior felino das Américas, a onça-pintada é um mamífero carnívoro que pode pesar até 135 kg e medir 1,90m de comprimento. Nos últimos meses, diversos vídeos viralizaram nas redes sociais com imagens das onças-pintadas sendo resgatadas de incêndios. A caça ilegal é um dos motivos do animal estar ameaçado de extinção.

<span class="hidden">–</span>Instagram GE/Guia do Estudante

 

2. Jacu-de-barriga-castanha
É parecido com uma galinha e tem comportamento arredio, se afastando ao menor sinal de ameaça. O desmatamento e a caça ilegal são as principais razões para sua possibilidade de extinção.

<span class="hidden">–</span>Instagram Guia do Estudante/Guia do Estudante

3. Arara-azul
A ave se destaca pela beleza de suas cores vibrantes. Está ameaçada de extinção por conta da caça, comércio clandestino e degradação em seu habitat natural

<span class="hidden">–</span>Instagram Guia do Estudante/Guia do Estudante

4. Cervo-do-pantanal
O maior cervídeo da América Latina pode pesar até 125 kg e chegar a 1,80 m de altura. Estima-se que 60% de sua espécie já foi extinta devido a caça e perda de parte do seu habitat.

<span class="hidden">–</span>Instagram Guia do Estudante/Guia do Estudante

5. Ariranha
Conhecido também como onça-d’água ou lontra-gigante, a ariranha é um mamífero carnívoro de hábitos semiaquáticos. A espécie corre risco de extinção principalmente pela perda de seu habitat

<span class="hidden">–</span>Instagram Guia do Estudante/Guia do Estudante

6. Anta
Conhecida também como tapir, a anta é o maior mamífero terrestre do Brasil, podendo alcançar até 2,40 m de comprimento e pesar 300 kg. Solitária, a anta tem uma gestação de 400 dias e pode viver até os 35 anos. No entanto, é um animal vulnerável que sofre as consequências da caça ilegal, da perda de habitat e até mesmo de atropelamentos.

<span class="hidden">–</span>Instagram Guia do Estudante/Guia do Estudante

Editado por Alexandre de Melo

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que se desenvolve em grandes áreas contínuas, e apresentam flora e fauna semelhantes. No Brasil temos a amazônia, o cerrado, a mata atlântica, os pampas e o pantanal. Saiba mais sobre cada um deles e estude para o vestibular e Enem
AMAZONIA – Maior bioma brasileiro, a Amazônia ocupa quase metade do território nacional (49,29%) e cobre totalmente os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, além de estar presente em Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. Marcada pela bacia amazônica, a vegetação desse bioma se caracteriza por árvores altas, matas de várzea e igapós. Quase metade das espécies vivas do Brasil estão na Amazônia.
CERRADO – Cobrindo 22% do território, o cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. Presente nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, é caracterizado por formações da savana e clima tropical quente subúmido, planaltos, chapadas, mata ciliar e ribeirinha e veredas.
MATA ATLÂNTICA – Ocupando toda a faixa litorânea brasileira e parte do Planalto Meridional até o Rio Grande do Sul, a Mata Atlântica é caracterizada por árvores altas e vegetação de clima quente e úmido. No passado, já foi um dos biomas mais ricos da América do Sul, mas a ocupação do litoral e o desmatamento acabaram por descaracterizá-lo.
CAATINGA – Esse é o principal bioma do nordeste, estando presente no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Bahia, Sergipe, Alagoas, Maranhão e em 2% do estado de Minas Gerais. Apresenta vegetação de savana estépica, espinhosa e decidual, além de áreas serranas e brejos. Uma marca típica da região é o regime de chuvas, marcado por longos períodos de estiagem, seguido de chuvas intermitentes e um de seca curta seguido de chuvas torrenciais.
PAMPA – No Brasil, está presente somente em 63% do território do Rio Grande do Sul, mas se estende pela Argentina e Uruguai. O bioma Pampa é marcado por clima chuvoso, temperaturas negativas no inverno e vegetação constituída de ervas e arbustos.
PANTANAL – Presente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o pantanal tem inundações de longa duração, o que provoca alterações na vida silvestre e na vegetação, que é caracterizada pela savana. Grande parte da área que circunda o pantanal foi substituida por pastos e lavouras.

Animais em risco de extinção com as queimadas no Pantanal publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s