6 documentários que todo estudante de Veterinária deve ver

O exercício da Medicina Veterinária não é nada romântico ou mágico como nos filmes (sim, estamos falando com você, Dr. Dolittle!). É um trabalho árduo, resultado de muita dedicação, paciência e cuidado. Claro que ninguém recusa uma dose de animais falantes de vez em quando, mas que tal aprender mais sobre a realidade da profissão com uma lista de 6 documentários a que todo estudante de Medicina Veterinária deveria assistir? 

1. Apenas Cães (2018)

Essa série documental da Netflix composta por 6 episódios de 50 minutos é um deleite para os amantes de doguinhos. A produção explora a relação dos cães com seus donos ao redor do mundo e mostra as diferentes funções que o melhor amigo do homem pode ter no cotidiano humano. Contando histórias de cães guias e companheiros de viagem, a produção mergulha de cabeça no mundo canino e é um entretenimento informativo para aqueles que buscam saber mais sobre a presença dos animais domésticos na vida humana.

Onde assistir: Netflix

2. Blackfish: Fúria Animal (2013)

Em fevereiro de 2010, o caso da baleia que matou a treinadora Dawn Brancheau durante um show ao vivo do SeaWorld chocou o mundo e alertou sobre a utilização de animais silvestres em atrações de parques temáticos. O documentário coleta entrevistas com veterinários, ativistas e até ex-caçadores de baleia para trazer a público as condições a que esses animais são submetidos em nome do entretenimento humano. Um filme necessário para se compreender um dos lados mais cruéis do showbusiness e que precisa ser assistido por todos que pretendem lutar contra os maus tratos e a criação em cativeiro.

Onde assistir: YouTube

3. Terráqueos (2005)

Um clássico para quem quer aprender sobre a indústria agropecuária e qual o papel dos animais na economia mundial, Terráqueos não é para os fracos. Narrado pelo ator Joaquin Phoenix (que é conhecido por suas colaborações com a causa vegana), o documentário utiliza de câmeras escondidas e filmagens em fazendas e fábricas para denunciar as engrenagens da indústria alimentícia na qual os animais estão inseridos. Uma ótima oportunidade para repensar a relação da humanidade com os animais e os próprios hábitos de consumo.

Onde assistir: YouTube

4. A Carne é Fraca (2005)

Na mesma linha de pensamento de Terráqueos, esse documentário brasileiro do Instituto Nina Rosa é um soco no estômago quando se pensa na relação do homem com os bichos. Focando na produção e no consumo desenfreado de carne no país, coloca o dedo na ferida ao criticar o tratamento que a indústria alimentícia dá aos animais. Além de apontar as consequências socioeconômicas e ambientais que o Brasil sofre por ser um dos maiores exportadores de carne do mundo, os entrevistados discutem o problema da fome e os direitos das espécies. Com cenas fortes, A Carne é Fraca é uma boa pedida para quem quer saber mais sobre a relação da Medicina Veterinária com o agronegócio brasileiro.

Onde assistir: Instituto Nina Rosa

5. Veterinários do Futuro (2016)

Esse é definitivamente o seriado documental certo para acompanhar como é, na prática, o dia a dia de um estudante de veterinária. Acompanhando quatro jovens no último ano da graduação de Medicina Veterinária da Universidade da Pennsylvania, nos EUA, essa série do Animal Planet relata os obstáculos e desafios necessários para se formar e se tornar um bom profissional. A produção emociona ao mostrar tanto os dramas pessoais que qualquer aluno do último ano passa quanto as dores e delícias de se trabalhar com animais. A primeira e única temporada de Veterinários do Futuro tem 6 episódios de 45 minutos cada. 

Onde assistir: Discovery Brasil

6. Veterinário das Montanhas (2015)

No ar desde 2015, essa série documental também do Animal Planet é protagonizada pelo excêntrico Dr. Jeff Young. Conhecido como o veterinário das montanhas – por sua clínica localizada na base das Montanhas Rochosas, na cidade de Denver, nos EUA –, ficou famoso por atender os casos mais cabeludos da veterinária canina. Nesse trecho de um dos episódios, o doutor faz uma cirurgia de emergência para retirar uma chupeta presa no intestino de um filhote de golden retriever. Vale a pena assistir para acompanhar os mais variados e peculiares desafios do divertido doutor.

Onde assistir: Discovery Brasil

6 documentários que todo estudante de Veterinária deve ver publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s