Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

A importância dos menus, cabeçalhos e rodapés para o SEO do seu site

Em um momento em que a presença virtual é fundamental para a existência dos negócios, o Search Engine Optimization (SEO) surge como uma possível  esperança para as empresas. É através das boas técnicas de SEO que as pessoas encontrarão sua página na internet.

Stephen Phillips – Hostreviews.co.uk – unsplash.com

Um artigo escrito pelo especialista em eletrônicos Ricardo Fernandes e publicado no MagoDaTecnologia explica bem o tamanho da importância dessas práticas: “Depois da pandemia, praticamente todas as empresas tiveram que migrar para o virtual para se salvar. O ambiente que já era concorrido se tornou ainda mais. Por isso, quem conseguir estabelecer as melhores ações para otimizar o desempenho nos buscadores estará sempre um passo à frente. Por isso, lembrar de todos os elementos da página pode ajudar muito.”

O que Fernandes quis dizer é que muitas empresas e lojas virtuais se atentam apenas aos textos, usando as palavras chave e esperando bons resultados. No entanto, a estrutura do site também pesa muito para o desempenho nas buscas. Por isso, é importantíssimo que o Web Designer tenha noções de SEO, para dar a atenção necessária aos menus, cabeçalhos e rodapés.

Cabeçalhos

Existem seis níveis de hierarquia para os cabeçalhos do site, que vão do H1 até o H6. Para que não haja problemas, o ideal é utilizar esses seis níveis de maneira ordenada. Muita gente utiliza os cabeçalhos apenas para destacar informações ou utilizar algo com uma fonte maior. Porém, eles são importantíssimos para a detecção do seu site nos buscadores. Então, tente encaixar suas palavras chave de maneira orgânica nos cabeçalhos, de modo que sirvam tanto para auxiliar os visitantes da página na navegação, quanto para que o SEO seja valorizado.

Evite utilizar dois H1 na mesma página, pois isso poderá afetar o desempenho do site. Também não coloque frases vagas apenas para funcionar como palavras-chave, pois isso prejudicará a navegação. Encontrar o equilíbrio é o grande desafio.

Rodapé

O rodapé da página é um elemento muito importante para valorizar o seu site através da implementação de links com palavras âncoras. Por isso, o ideal é organizar o seu rodapé com links de acesso às principais páginas do seu site (aquelas que você deseja atrair visitantes). Além de ajudar no SEO, isso também poderá colaborar para a navegação do usuário, que terá fácil acesso às informações importantes em qualquer página do site. Entretanto, evite exageros. A recomendação é colocar no máximo 10 links no rodapé.

Menus

Os menus são os elementos mais importantes para facilitar a navegação dos usuários em seu site. Além disso, você pode aproveitar o espaço para melhorar o seu SEO. Por isso, tente encontrar um equilíbrio entre experiência do usuário e palavras chave. Por exemplo: em vez de criar um menu com palavras genéricas, como “Conheça nossa loja”, aproveite esse espaço para definir a sua loja em poucas palavras, implementando as palavras chaves pesquisadas que levarão até o seu site. Para não prejudicar o desempenho, evite colocar um número exagerado de links nos menus, sendo direto e objetivo.

The post A importância dos menus, cabeçalhos e rodapés para o SEO do seu site appeared first on Chief of Design.

A importância dos menus, cabeçalhos e rodapés para o SEO do seu site publicado primeiro em https://www.chiefofdesign.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: