Nobel premia dupla de mulheres por método Crispr de edição do DNA

A organização do Prêmio Nobel anunciou nesta terça-feira, 7, que as pesquisadoras Emmauelle Charpentier, do Instituto Max Planck, da Alemanha, e Jennifer Doudna, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, receberam o prêmio de Química por terem desenvolvido o método Crispr/Cas9 de edição do genoma. O Crispr (pronuncia-se ‘crísper’) pode ajudar significativamente “na busca da cura de doenças genéticas e o câncer”, destacou o júri em Estocolmo, Suécia.  As duas dividirão igualmente o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).

O que é Crispr/Cas9?

Explicando de modo simples, o Crispr localiza e edita um trecho específico do DNA com alta precisão. É como se cientistas conseguissem fazer um Ctrl+X e Ctrl+V num pedaço de material genético, recortando os trechos que interessam e/ou introduzindo novos no lugar – reescrevendo assim a sequência de letrinhas que forma o código genético.

++A Crispr é usada pela primeira vez em seres humanos para curar cegueira – Revista SUPERINTERESSANTE

 

Prêmio Nobel de Química 2020 anunciado no Twitter da premiaçãoTwitter/Divulgação

 

Continua após a publicidade

Nobel premia dupla de mulheres por método Crispr de edição do DNA publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s