Ensino superior a distância supera presencial na rede privada

O ensino a distância, apesar de acarretar em problemas como a exclusão digital, foi a saída mais efetiva para a educação durante a pandemia. Porém, não é só de hoje, e durante a crise, que a modalidade remota está crescendo e se firmando como tendência. O Censo da Educação Superior 2019, divulgado nesta sexta-feira (23), mostra que no ano passado, 63,2% das vagas ofertadas para o nível superior foram para o EaD. 

Pela primeira vez na história, o total de ingressantes no ensino a distância superou o presencial na rede privada. Ao todo, 50,7% dos alunos que ingressaram em instituições privadas optaram por cursos de EaD. Em contraponto, 49,3% dos estudantes escolheram ingressar na educação superior de modo presencial. 

Já na rede pública, a situação é bem diferente. A modalidade remota apresenta apenas 5,8% do número de ingressantes do curso superior, contra 94,2% na categoria presencial.

Ainda assim, olhando o panorama geral, a tendência do EaD se confirma, de acordo com o levantamento. Entre 2009 e 2019, as matrículas de cursos de graduação a distância aumentaram 192,4%, enquanto na modalidade presencial o crescimento foi apenas de 20,3% nesse mesmo período

Os cursos mais procurados no ensino a distância

Tanto na rede federal quanto privada, Pedagogia é o curso mais procurado na modalidade remota. Administração também aparece forte nas duas redes: é a segunda com mais frequência na privada, 11%, e quarta na pública com 8,5% de frequência.

Na rede privada, que o EaD é mais forte, depois de Pedagogia e Administração, se destacam nesta ordem: Contabilidade, Gestão de pessoas, Educação física e Serviço social.

Continua após a publicidade

Taxa de conclusão e desistência: presencial x a distância

O Censo ainda traz o a taxa de conclusão, que diz respeito ao aluno se forma no seu curso de ingresso, e de desistência, aluno desiste do seu curso de ingresso, por meio da desvinculação do curso ou por transferência, comparando as duas modalidades, presencial e remota, de 2010 a 2019.

Em todos os anos, a taxa de desistência de EaD é maior que a presencial. No último ano avaliado, 2019, por exemplo, a desistência é de 63 a distância, enquanto no caso presencial cai para 59.

Os cursos presenciais também têm uma média de conclusão um pouco melhor em relação ao ensino remoto. Em 2019, a taxa de conclusão na categoria presencial foi de 40, acima dos 36 do ensino remoto.

Os resultados do Censo da Educação Superior 2019 foram divulgados em coletiva de imprensa com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes. O evento ocorreu na sede do Ministério da Educação e foi transmitido pelas redes sociais oficiais.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.  

 

Continua após a publicidade

Ensino superior a distância supera presencial na rede privada publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s