10 perfis no Instagram para aprender Geografia

O estudo da disciplina de Geografia compreende muito mais do que apenas o “decoreba” para ir bem na prova. Essa disciplina é uma leitura constante do mundo tanto na sua estrutura física quanto no seu funcionamento pleno. Se dedicar a entender Geografia é uma atividade de leitura da realidade e dos fenômenos, físicos e humanos, que nos cercam.

Ao utilizar as redes sociais como uma forma de complementar os estudos, aumenta-se as oportunidades de agregar conhecimentos em diferentes momentos do dia e mantém-se o conteúdo fresco na mente. O GUIA separou 10 perfis no Instagram para ter mais conteúdos de Geografia no feed que vão funcionar como pequenas doses de conteúdo diário – e também como um lembrete que  as redes sociais não são feitas apenas de vídeos de gatinhos e compartilhamentos de fake news.

1. Geografia Geral (@geografiageral)

<span class="hidden">–</span>Geografia Geral/Reprodução

O foco do perfil são conteúdos geográficos, históricos, atualidades e curiosidades. São fotografias, vídeos, gráficos, mapas e fatos que não necessariamente tem foco no ensino didático, mas que, com certeza, irão encher o feed do seguidor com conteúdos que para ampliar o conhecimento e se manter atualizado.

2. Geografia Interativa (@geografiainterativa)

<span class="hidden">–</span>Geografia Interativa/Reprodução

Esse é para os estudantes que curtem o bom e velho resumo. Compartilhado em formato de mapas mentais ou tópicos simples, os resumos postados no perfil Geografia Interativa são um bom modo de relembrar os pontos mais cobrados nas provas e vestibulares e se manter com a matéria fresca na mente. Há também dicas de estudo, games, aplicativos, séries e filmes que se relacionam aos conteúdos.

3. Geografando por aí (@geografandoporai)

<span class="hidden">–</span>Geografando por aí/Reprodução

O Geografando por aí também foca no conteúdo escolar e está há cinco anos trazendo conteúdos de Geografia e atualidades para seus seguidores. A conta compartilha diariamente notícias, curiosidades, fotografias icônicas e reflexões sobre o mundo, a natureza e a sociedade. Boa pedida para ter uma fonte de conhecimento no feed.

4. Brasil em Mapas (@brasilemmapas)

<span class="hidden">–</span>Brasil em Mapas/Reprodução

Um perfil interessante para se ter no feed, o Brasil em Mapas é perfeito para ao mesmo estudar a cartografia brasileira e entender os mais diferentes conceitos. Tópicos que vão desde “as mais maiores empresas” até “refrigerante favorito” são dispostos pelo mapa político do Brasil, informando dessa forma quais os números de cada estado. Na foto acima, a postagem ilustrando as maiores empresas de cada estado.

Continua após a publicidade

5. Charges Políticas (@chargepolitica)

<span class="hidden">–</span>Charges Políticas/Reprodução

Se nos tempos passados, a única forma de se deparar com charges de teor político era lendo os jornais, hoje em dia as redes sociais possibilitam um contato constante com essa arte. Perfis como o Charges Políticas são ótimos tanto para estudantes quanto para qualquer um que deseje se manter informado, sem necessariamente ser através de notícias ou textos. As tirinhas e ilustrações retratam com muito bom humor os principais acontecimentos do mundo; e contas como esta servem basicamente como um jornal nesse sentido.

6. Geografia Feminista (@geografiafeminista)

<span class="hidden">–</span>Geografia Feminista/Reprodução

Como a própria bio do Geografia Feminista explica, o perfil foi feito para contribuir com uma construção científica plural que seja mais inclusiva e diversa. A conta é um exemplo de atitudes que reformulam os estudos e que atualizam a maneira como as disciplinas devem ser encaradas pelas academias. Um bom exemplo de conta que se deve ter no feed!

7. Geopolítica Hoje (@geopoliticahoje)

<span class="hidden">–</span>Geopolítica Hoje/Reprodução

Outro follow obrigatório para rechear o feed com conteúdos de geopolítica é o Geopolítica Hoje. Compartilhando diariamente as mais recentes atualizações e análises dos principais conflitos políticos, o perfil posta fotos, vídeos, gráficos, mapas e fatos que ajudarão o seguidor a ficar por dentro do noticiário mundial.

8. Geografia Completa (@geografiacompleta)

<span class="hidden">–</span>Geografia Completa/Reprodução

Abordando assuntos de geofísica à geopolítica, a conta traz um bom cardápio de conteúdos por meio de vídeos, fotos, mapas e charges que compartilha diariamente para seus 140 mil seguidores. É uma boa pedida para o estudante que quer saber um pouco de tudo da disciplina em um só perfil.

9. Geopizza (@geopizzza)

<span class="hidden">–</span>Geopizza/Reprodução

Tudo acaba em pizza, e por que não a Geografia também? Essa é a ideia do perfil Geopizza! Originalmente um podcast, essa conta compartilha conteúdos relacionados à disciplina através de fotos, comparações, vídeos, áudios e mapas. Acompanhar esse perfil é ideal para os amantes da Geografia que querem se aprofundar além do conteúdo cobrado nas provas e vestibulares.

10. Geografia Acadêmica (@geografiaacademica)

<span class="hidden">–</span>Geografia Acadêmica/Reprodução

O último perfil dessa lista é definitivamente para dar umas boas risadas. O Geografia Acadêmica é uma forma de aprender os conteúdos geográficos por um meio de uma curadoria dos memes e tirinhas mais engraçados da web. Com posts que abordam desde os conteúdos escolares até os conflitos atuais, a página é uma boa maneira de fixar a matéria de forma mais leve e divertida.

E aí, curtiu? Qual perfil faltou a gente citar? Comenta nas redes sociais do @guiadoestudante

Continua após a publicidade

10 perfis no Instagram para aprender Geografia publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s