Xadrez: 6 filmes para quem gostou de “Gambito da Rainha”

Em uma boa partida de xadrez não faltam estratégias, reflexão, raciocínio lógico, paciência e muita análise.  O esporte ajuda a desenvolver uma série de habilidades cognitivas e ganhou destaque nos últimos dias com o sucesso da nova série da Netflix, Gambito da Rainha.

Por isso, GUIA separou alguns filmes e documentários sobre xadrez para quem se interessa pelo tema, gostou da obra ou quer saber mais sobre a prática.

<br /><span class="hidden">–</span>Xadrez/Reprodução

Ainda não viu a série? Não se preocupe. Também contamos um pouquinho sobre ela no final da lista de dicas. Vem ver: 

Rainha de Katwe (2016)

Nesse filme da Disney inspirado em uma história real, uma jovem de Uganda, Phiona Mutesi, enfrenta diversas dificuldades financeiras no dia a dia, mas sua vida muda depois que conhece o xadrez e descobrem que ela é um prodígio.

A obra conta com a atuação de Lupita Nyong’o, vencedora do prêmio de melhor atriz coadjuvante por seu papel em 12 Anos de Escravidão. Veja aqui como usar o filme para desenvolver seu repertório na prova de redação.

O Dono do Jogo (2014)

Baseado em uma história real, o filme conta a história de Bobby Fischer, um grande campeão norte-americano de xadrez. Além de sua trajetória no esporte, a obra aborda a disputa entre Fischer e o russo Boris Spassky no Campeonato Mundial de 1972. Em plena Guerra Fria, a partida entre as duas potências da época, Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi transmitida pela TV e ficou conhecida como “o match do século”.

Disponível no YouTube.

Bobby Fischer Contra o Mundo (2011)

Essa obra também fala sobre a lenda Bobby Fischer. É uma boa opção para quem gostar do filme e quiser conhecer melhor a história do enxadrista. O documentário conta com depoimentos de especialistas na área e aprofunda os acontecimentos do campeonato de 1972 e as polêmicas que envolveram a vida de Fischer. 

Disponível no YouTube.

Lances Inocentes (1993) 

<span class="hidden">–</span>Pinterest/Divulgação

Um menino de sete anos demonstra uma grande habilidade para o xadrez, mas seus pais ficam na dúvida entre incentivar o desenvolvimento de seu talento ou cuidar para que ele viva uma infância “normal”, envolvido com outros esportes e brincadeiras. 

Continua após a publicidade

Game Over: Kasparov e a Máquina (2003)

Em 1997, Garry Kasparov, um grande mestre russo e ex-campeão mundial de xadrez, disputou uma partida histórica contra um supercomputador da IBM, o Deep Blue. Além de ser bem interessante para entender melhor a história do xadrez, o documentário é ideal para quem curte estudar os avanços da inteligência artificial.

O Sétimo Selo (1956)

 

Jogo de xadrez em ‘O Setimo Selo’, filme de Ingmar BergmanPinterest/Divulgação

Nesse filme sueco baseado em uma peça de teatro, um cavaleiro da Idade Média volta das Cruzadas e se depara com a personificação da Morte, que deseja levá-lo com ela. Para ganhar tempo, ele a convida para uma partida de xadrez que definirá seu futuro.

Disponível no YouTube.

++ Pôr em cheque ou pôr em xeque?

++ Games: 5 jogos sobre atualidades como a pandemia e identidade de gênero

Bônus

O Gambito da Rainha (2020)

O novo sucesso da Netflix se passa nos anos 50 e conta a história de uma menina que aprende a jogar xadrez no orfanato e se mostra um prodígio no esporte. Suas habilidades a destacam – ela consegue derrotar vários jogadores ao mesmo tempo! –, mas precisa enfrentar o vício e o machismo do meio para se tornar a maior do mundo. 

Um spoiler: Beth Harmon consegue seu objetivo, de enfrentar os russos em Moscou, em plena Guerra Fria. É interessante notar um clima de diplomacia e talvez até simpatia popular, para além das declarações armamentistas.

Uma curiosidade: Garry Kasparov foi consultado pela produção da série para que nenhuma gafe em relação aos jogos fosse cometida.

Disponível na Netflix

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros. 

Continua após a publicidade

Xadrez: 6 filmes para quem gostou de “Gambito da Rainha” publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: