Eleições 2020: Podcast debate o ‘Direito à Cidade’

Já escolheu o seu candidato? O que você leva em consideração para escolher vereador e prefeito? Talvez na correria diária a gente não faça uma reflexão mais ampla sobre os reais impactos dessa decisão na nossa vida. Pensando nisso, na semana que antecede as eleições municipais brasileiras, vai ao ar a segunda temporada do podcast Papo de Esquina, produção de Esquinas, revista-laboratório digital da Faculdade Cásper Líbero (SP) e da rádio Gazeta Online.

No primeiro episódio, o tema é o “Direito à Cidade” e como ele deve ser considerado na hora da escolha do candidato. Para debater esta questão, o primeiro convidado é Vinícius Santana, graduado em Administração Pública pela Unesp e pós-graduado em Gestão de Projetos pela USP.

O “Direito à Cidade” é um conceito que fala sobre as possibilidades de os cidadãos usarem plenamente os recursos presentes nos municípios, e que muitas vezes são negados por falta de planejamento urbano. Bora ouvir?

Dá play aqui

++ Eleições 2020: o que faz um prefeito e como escolher um candidato

++ Táticas de desinformação: o que são ‘cortina de fumaça’ e firehosing

O que você achou do papo? Comente nas redes sociais do GUIA.

Viver em metrópoles nem sempre é fácil. Veja 11 problemas comuns em grandes centros urbanos.
Vários são os culpados da poluição urbana. Indústrias geram muitos poluentes, como monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), só para citar alguns. (Foto: Wikimedia Commons)
O desmatamento e a falta de áreas verdes pioram o problema da poluição atmosférica. Mas o automóvel é um dos maiores vilões. A poluição do ar nas grandes cidades causa mortes e vários problemas de saúde na população. (Foto: Wikimedia Commons)
Um fenômeno comum em grandes cidades é a inversão térmica, que ocorre quando as camadas da atmosfera se invertem, ficando as mais frias próximas ao solo. Isso dificulta a circulação do ar e aumenta a poluição. (Foto: Wikimedia Commons)
Já as ilhas de calor ocorrem quando o centro da cidade, normalmente cheio de prédios, passa a ser mais quente que as áreas ao redor. (Foto: Wikimedia Commons)
Outro fenômeno muito conhecido é o efeito estufa, que ocorre por causa do aumento da temperatura no planeta, causado pelos gases poluentes emitidos pela ação do homem. Essa poluição impede que o calor da Terra se dissipe, mantendo o planeta aquecido. (Foto: Wikimedia Commons)
Nas grandes cidades, a água de rios e lagos pode sofrer as consequências da poluição. E tem ainda o problema do desperdício de recursos hídricos e da poluição dos rios. (Foto: Wikimedia Commons)
A erosão e os deslizamentos de encostas também são desafios enfrentados pelas grandes cidades. Ocorrem quando há ocupação irregular de encostas, fato que pode causar desastres, principalmente durante o período de chuvas. (Foto: Wikimedia Commons)
Além dos desmoronamentos, o período de chuvas pode causar enchentes nas grandes cidades. A ocupação desordenada, a falta de planejamento urbano e a impermeabilização do solo são algumas das causas de alagamentos urbanos. (Foto: Wikimedia Commons)
Por falar em chuva, ela ainda por cima pode ser ácida. Isso acontece quando gases poluentes reagem com a água e o ar. A chuva ácida pode destruir plantações, além de afetar a saúde do ser humano. (Foto: Wikimedia Commons)
O barulho em excesso – seja da buzina de automóveis ou de outros aspectos da vida nas cidades – é outro problema. Além disso, os centros urbanos também convivem com a poluição visual. (Foto: Wikimedia Commons)

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

 

Continua após a publicidade

Eleições 2020: Podcast debate o ‘Direito à Cidade’ publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s