5 temas de estudo sobre fascismo e antissemitismo

Em 9 de novembro de 1938, a Alemanha Nazista articulou uma ação que incendiou 250 sinagogas e assassinou 91 judeus. O episódio foi o ponto de partida do Holocausto e ficou conhecido como a Noite dos Cristais, em referências às vidraças e janelas estilhaçadas. Para não esquecer e não repetir umas das maiores atrocidades da história da humanidade, 9 de novembro marca o Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antisemitismo.

GUIA fez uma lista com 5 temas de estudos para entender melhor a importância da data: Noite dos Cristais, fascismo, nazismo, 2ª Guerra, nazismo no Brasil e na atualidade. Confira.

1 – Noite dos Cristais

<span class="hidden">–</span>Wikimédia commons/Reprodução

Além de explicar o contexto que culminou na Noite dos Cristais, você vai entender como o episódio foi usado de forma equivocada este ano aqui no Brasil.

2 -Fascismo

<span class="hidden">–</span>Pixabay/Wikimedia Commons/Lucas Silva/Guia Do Estudante/Reprodução

O fascismo é um movimento político, econômico e social que se desenvolveu em alguns países europeus após a Primeira Guerra Mundial, principalmente naqueles que enfrentavam graves crises econômicas, como a Itália e a Alemanha. O nazismo nasce de premissas fascistas. Antes de estudar a Segunda Guerra, a perseguição aos judeus e o crescimento do nazismo, você deve compreender mais sobre as principais características desse sistema. Veja nossas sugestões de conteúdo sobre o assunto:

– Entenda o conceito de Fascismo e suas principais características 

– Teste: o que você sabe sobre Mussolini e o fascismo?

– O que é o movimento antifa?

3 – Nazismo

<span class="hidden">–</span>Netflix/Reprodução

 

Deixando de lado as tretas da internet e definindo o que os estudiosos colocam como consenso: o nazismo é uma ideologia de extrema-direita. O seu maior expoente foi o Partido Nazista alemão, sob o comando de Adolf Hitler. Entre suas principais bandeiras estava a defesa da raça pura e ariana, que levou à execução sistemática de minorias como judeus, eslavos, ciganos, além de homossexuais e pessoas com deficiências.

Não é nada fácil entender como o nazismo nasceu e conseguiu apoio popular para esse extermínio. No entanto, os estudantes sempre podem contar com a literatura e o cinema na compreensão desse mal que, infelizmente, ainda segue seduzindo mentes. Inclusive, o cinema foi utilizado amplamente pró-nazismo pelo propagandista do Terceiro Heich Joseph Goebbels. Veja alguns conteúdos do GUIA que você precisa ler e ficas para seguir:

– Oito livros para entender o que foi o nazismo

– 6 documentários para entender melhor o nazismo

Continua após a publicidade

– Auschwitz, o maior campo de concentração nazista

4 – 2ª Guerra

Foto: “The Liberator”, drama que mistura animação e live action para contar histórias da Segunda Guerra MundialNetflix/Reprodução

Não basta conhecer a origem e o contexto da 2ª Guerra. O mundo mudou completamente em consequência do conflito e muitos acordos foram estabelecidos para que o horror nazista não voltasse a acontecer. A seguir, você tem alguns dos principais pontos de estudo sobre o assunto no GUIA:

– Como cai 2ª Guerra nos vestibulares 

– Dicas para estudar o Dia D

– Por que 10 de dezembro é Dia Internacional dos Direitos Humanos?

– Criação do Estado de Israel

5 – Nazismo no Brasil e na atualidade

O flerte brasileiro com o nazismo e a atual ameaça do neonazismo ao redor do planeta são os principais motivos para destacar o Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo. Não se trata apenas de um tema para o vestibular, estudante! É um dever cívico, histórico e de humanidade.

– Holocausto está caindo no esquecimento – e isso é perigoso

– A força de Olga Benário e a influência nazista no Brasil

– As faces do neonazismo na atualidade

<span class="hidden">–</span>Internet/Reprodução

 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade

5 temas de estudo sobre fascismo e antissemitismo publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s