Aprenda a fazer leite de aveia: uma opção vegana deliciosa

O leite de aveia é uma opção vegana deliciosa e superprática para substituir o leite de vaca em diversas receitas.

Seu preparo é bem simples e por conta do sabor e textura desse leite, ele é uma ótima opção para preparos como vitaminas geladinhas, chocolate quente e, principalmente, receitas que pedem mais cremosidade, como um molho branco vegano.

Essa cremosidade do leite de aveia se deve ao amido do cereal, que, diferente do amido de milho, quando ativado traz mais viscosidade ao leite. Por isso, ele é um espessante que dispensa outros ingredientes quando o objetivo é engrossar um molho, por exemplo.

Justamente por esse aspecto um pouco mais pegajoso, o leite de aveia não é tão agradável de se tomar puro. Porém, se você quer deixar o leite mais liquido, é possível adicionar mais água no preparo, já que cada grão pode variar na quantidade de amido.

Leite de Aveia

Mas vamos a receita:

Leite de Aveia

Ingredientes

  • 2 xícaras de aveia em flocos (Pode ser flocos grossos ou finos)
  • Água filtrada

Preparo

  • Cubra a aveia com água quente (3 xícaras) e deixe de molho por pelo menos 1 hora.
  • Descarte essa água do molho, escorra e bata no liquidificador a aveia com 3 ou 4 xícaras de água filtrada (A quantidade depende de quão liquido você quer este leite).
  • Vá colocando a água aos poucos e deixe bater bem.
  • Depois de uns 3 minutos batendo, coe em peneira fina ou voal.
  • Guarde o resíduo para usar em outras receitas (pode congelar).
  • Coloque o leite em um pote de vidro limpo na geladeira e use por até 5 dias.

Observações

  1. Se quiser mais líquido, coloque mais água pra bater junto;
  2. Sempre mexa antes de usar;
  3. É possível congelar o leite para usar em receitas depois.

Gostou dessa receita? Confira também o leite de amendoim que ensinei por aqui e acompanhe meu Instagram @comidadegente_ para mais conteúdos como este.

Até a próxima!

View this post on Instagram

Leite de aveia ✨🥛Mais um leite vegetal por aqui. E dessa vez fiz o de aveia pra variar um pouco o de amendoim que tanto uso. Ele é bem simples de fazer e por seu sabor e textura eu gosto de usar em: – vitaminas geladinhas; – chocolate quente; – receitas pra trazer cremosidade como uma torta de palmito, por exemplo. Ele engrossa bem as receitas sem precisar adicionar espessantes pela quantidade de amido da aveia, que dá essa textura mais viscosa do leite. Também por isso acho ele um pouco “pegajoso” pra tomar puro. Para fazer 1 litro de leite eu usei: ✨2 xícaras de aveia em flocos ✨6 xícaras de água filtrada (3 pra deixar de molho e 3 pra bater depois) Preparo: Cubra a aveia com água quente (3 xícaras) e deixe de molho por pelo menos 1 hora. Descarte essa água do molho e bata no liquidificador a aveia com 3 xícaras de água filtrada. Vá colocando essa água aos poucos e deixe bater bem. Depois de uns 3 minutos batendo, coe em peneira fina ou voal. Guarde o resíduo para usar em outras receitas (pode congelar). Guarde o leite em um pote de vidro limpo na geladeira por até 5 dias. * se quiser mais líquido, coloque mais água pra bater junto* *sempre mexa antes de usar* * é possível congelar o leite*

A post shared by Nicole Khouri (@comidadegente_) on

//www.instagram.com/embed.js

Veja também: Canjica vegana muito saborosa e servida com amendoim crocante ❤

Veja também: 5 molhos veganos pra fazer qualquer massa brilhar

Veja também: 5 tipos de maionese vegana que você precisa conhecer

Aprenda a fazer leite de aveia: uma opção vegana deliciosa publicado primeiro em https://catracalivre.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s