Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

“Ideias que Colam”: o que é a Cultura de Convergência de Henry Jenkins

Aos 62 anos de idade, o norte-americano Henry Jenkins é considerado um dos pesquisadores da mídia mais influentes da atualidade. Ele é professor de comunicação, jornalismo e artes cinemáticas. Foi chefe do departamento de estudos de mídia do MIT durante mais de uma década.

Em um dos seus principais estudos, ele apontou a mudança na distribuição de conteúdo, depois da internet. Antes, somente com a TV e o rádio, essa distribuição era separada. Agora, com a “Cultura da Convergência”, as várias mídias distribuem o conteúdo da sua maneira, montando a narrativa completa.

Por mais que você não tenha ouvido falar dos termos “Cultura da Convergência” ou “Narrativa Transmídia” antes, você se depara frequentemente com exemplos das teorias de Jenkins. Os filmes da Marvel é um deles: baseados em histórias de quadrinhos, também inspiraram séries e outros produtos.

Quer entender melhor? Confira o nono episódio de “Ideias que Colam”, primeira série em animação da Liquid Media Lab, em parceria com o Instituto CPFL, 

Gostou? Confira também os episódios anteriores da série:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

“Ideias que Colam”: o que é a Cultura de Convergência de Henry Jenkins publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br

Autor: andreialisboarosa

Eu sou a Andreia Lisboa, trabalhei durante muito tempo como redatora de textos para revistas e revisão de textos para jornais. Estou intensamente ligada ao Marketing Digital e sua atuação no meio online. Sou blogueira a algum tempo e aprendi que as pessoas buscam por conteúdo de qualidade, por isso minha especialidade no Marketing Digital é escrever conteúdos qualificados, otimizados em SEO e que possam ajudar as pessoas. Meu objetivo é compartilhar com você experiências que possam te ajudar a ter sucesso trabalhando a partir de casa. Sim, o Home Office é a profissão do futuro. Além disso, gosto bastante de viajar e conhecer novos países e entender mais sobre suas culturas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: