Nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira (10) o novo ministro da Educação: o professor e pastor Milton Ribeiro. A nomeação também foi publicada em uma edição extra do “Diário Oficial da União”. O MEC estava sem um responsável pela pasta desde a saída de Abraham Weintraub, no dia 18 de junho, e a queda rápida de Carlos Alberto Decotelli, em 30 de junho.
Quem é o novo ministro?
Nascido em Santos, litoral de São Paulo, Milton Ribeiro tem 62 anos. Ele é teólogo e advogado, com doutorado em Educação. Além de pastor da Igreja Presbiteriana.
Currículo
De acordo com seu currículo na plataforma Lattes, atualizado em abril do ano passado, o escolhido de Bolsonaro tem graduação em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul (1981) e em Direito, pelo Instituto Toledo de Ensino (1990), com mestrado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006).
Atualmente
Ele é membro do Conselho Deliberativo do instituto Presbiteriano Mackenzie, entidade mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e relator da Comissão de Assuntos Educacionais do Mackenzie, além de integrar a Administração Geral da Santa Casa de Santos. No passado, ele também atuou como reitor em exercício e vice-reitor da universidade.
No governo Bolsonaro
Foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, em maio de 2019, para a comissão de ética pública ligada à presidência da república. Seu mandato na comissão, que tem como função investigar ministros e servidores do governo, vai até 2022.
Saiba mais sobre o novo ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br